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Blog Foco no Cliente

Posso te contar uma piada?

Claro que pode?

Mas, e contar piada para um cliente, pode?  Também pode!

Como você sabe toda ação tem uma...reação! Isso mesmo! Se vai contar piada para o cliente esteja preparado para:

  1. Ouvir as piadas do cliente
  2. Tornar o relacionamento com seu cliente mais leve e descontraído
  3. Ser criticado ou perder o cliente

 E como saber se vai fortalecer o relacionamento ou perder o cliente? Fácil!

 Identifique o perfil do cliente e avalie se ele dá abertura para “ir além”;

  1. Pense no que vai dizer. Considere que temas como: religião, sexo, política, futebol dentre outros tem alto risco de constranger ou irritar o cliente.  Portanto, seja criativo e inteligente com o que vai dizer ao cliente.
  2. Saiba quando parar. Gosto de contatos leves e descontraídos, porque realmente acredito que estas atitudes nos aproximam dos clientes. Mas, se perceber que o cliente não é receptivo, pare! Outro ponto que cabe ressaltar é que se o seu contato com o cliente está acontecendo apenas para contar piada, pare! Reveja seu relacionamento, pois o que buscamos são oportunidades de vendas.

E para finalizar o post de hoje fica a DR (dica de relacionamento).

Nunca, mas nunca mesmo conte uma piada num primeiro contato.  Nestas ocasiões você ainda não identificou o perfil do cliente e está começando um relacionamento

Sua empresa precisa de ajuda para melhorar o relacionamento com seus clientes? Clique aqui e agende uma visita.

 

Este post foi escrito pela Consultora Fafita L. Perpétuo da Foco Consultoria. 

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O Blog Foco no Cliente fala sobre o relacionamento das empresas com seus clientes.
Se no seu trabalho você lida com clientes, tem uma empresa ou simplesmente
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Você também pode participar do blog enviando sua sugestão de tema para fafita@fococonsultoria.net.br

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