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O que fazer para vender mais

Tem uma receita, dica infalível ou uma fórmula mágica? Não! Mas, neste post vou dar minha opinião sobre o que fazer para vender mais.

Pra começar a nossa conversa de hoje, preciso dizer que vender é para profissionais. E como toda profissão, precisamos de conhecimento e atualização.

Não dá pra ser amador, pois os clientes são profissionais, exigentes e conhecedores da sua força. Clientes profissionais merecem profissionais de venda!

Por isso, conheça o que você vende com profundidade e mantenha-se atualizado sobre o universo de vendas.

Mas, de nada adianta ter conhecimento se não praticar. Use técnicas, pratique o que você leu ou ouviu para compreender o que é mais adequado para o seu cliente ou prospect.

Veja que, o que fazer para vender mais, por vezes é simples e só depende de você!

Como profissional de vendas, você sabe que diante de uma meta desafiadora e de um mês que passa sempre rápido, é essencial ter atitude.

Atitude pra mim tem a ver com ação! Por isso, faça acontecer!

Não dá pra esperar o cliente aparecer ou ligar, responder à mensagem, ver o e-mail. 

Faça a ligação, a visita, o acompanhamento da proposta, a qualificação do lead. Simples assim! Não espere e faça!

O que fazer para vender mais, pra mim, sem medo de errar, passa por uma boa dose de atitude.

A empresa tem um CRM ou outra ferramenta para te auxiliar na organização dos contatos, prospects, volume de negociações. Estes números te ajudam a organizar e planejar sua rotina de prospecção e vendas.

Mas, para isso, você precisa usar o CRM. Afinal, estas soluções foram feitas exatamente para isso. Apoiar o profissional de vendas!  O sistema precisa de você para funcionar e você precisa dele para organizar sua rotina. Não tem fórmula mágica, apenas faça acontecer!

Até aqui, o que fazer para vender mais pode ser resumido como: atitude, organização e planejamento do trabalho. E isso só depende de você!

Você sabe tanto quanto eu que conquistar um novo cliente exige tempo e esforço. Por isso, não desapareça da vida dele depois que vendeu.

Faça pós-venda! Fale com o cliente sobre as novidades da sua empresa, do seu setor, avalie sua satisfação, veja como ele está usando seu produto ou serviço ou simplesmente converse com ele para saber como estão os negócios! Não tem receita, apenas faça acontecer!

Se quer relacionamento consistente e de longo prazo, não fale com seu cliente apenas na hora de vender!

E se você está pensando que não vai ter tempo para pós-venda, preciso te dizer que esta falta de tempo pode te custar sua próxima venda!

Se você não faz, outra empresa faz!

Pra mim, atitude, organização, planejamento e relacionamento com cliente resumem o que fazer para vender mais.

Eu sei que sua empresa não é perfeita! Que os processos nem sempre funcionam, você tem concorrentes e que as metas são agressivas! Mas, avalie se diante deste cenário você tem mais atitudes ou desculpas.

Lembre-se não tem receita, dica infalível ou fórmula mágica. Você já sabe o que fazer para vender mais.

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Leitura sugerida: Prospectar novos clientes. Por onde começar.

Este post foi escrito pela Consultora Fafita Lopes da Foco Consultoria, especialista em Prospecção e Vendas por telefone, atendimento ao cliente e pós-venda.

 

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